A propaganda institucional
Para que não haja percalços durante a construção de quaisquer projetos, faz-se necessário que esclareçamos uma dúvida frequente, identificada por quase todas as pessoas que não atuam na área de comunicação: a básica diferença que existe entre publicidade e propaganda; Então, vejamos como podemos identificar o que é publicidade e o que é propaganda:
Publicidade
Os conteúdos abordados nas mensagens publicitárias são, por regras, estritamente comerciais; ela, a publicidade, atua comumente sobre algum produto ou serviço específico com claro intuito de vender e obter lucro em curto prazo; quem melhor pode aferir é SANT’ANNA quando diz:
A publicidade é uma técnica de comunicação de massa,paga.com a finalidade precípua de fornecer informações, desenvolver atitudes e provocar ações benéficas para os anunciantes, geralmente para vender produtos ou serviços. Ela serve para realizar as tarefas de comunicação de massa com economia, velocidade e volume maiores que os obtidos com quaisquer outros meios; (SANT’ANNA; GARCIA; JÚNIOR, 2013, p.60).
Propaganda
A propaganda se comporta de maneira mais sútil, ela, a propaganda tem objetivos mais amplos que poderíamos dividir em diversas outras categorias como: propaganda política, ideológica, propaganda subliminar e tantas outras, entretanto, vamos nos ater a propaganda institucional; que objetiva mercantilizar uma imagem, uma idéia, uma causa, um propósito, então saibamos, desde o início que a propaganda é muito mais amplificada, vejamos o que diz, Zeca Martins:
O programa “GENTE QUE FAZ” do extinto banco Bamerindus, não era exatamente um comercial de caderneta de poupança, seguros, aplicações financeiros e demais correlatos. Vendia uma imagem de um banco e sua crença na viabilidade do Brasil, na tenacidade dos brasileiros e valores congêneres. Óbvio que, por via indireta, valorizava a marca Bamerindus e seus produtos. Mas não era comunicação promocional, era institucional. (MARTINS, 2010, p.16)
Os grandes anunciantes trabalham a comunicação no formato de propaganda institucional porque entendem que o sucesso comercial sofre influência direta na comercialização de seus produtos e/ou serviços. A propaganda institucional quando bem produzida gera resultados marcantes e bastante satisfatórios, de acordo com Sant’anna, Júnior e Garcia (2013, p.118), “Hoje, porém, ela também é percebida como importante fator de competição no mercado, podendo fazer a diferença no sucesso mercadológico”.
Agora que sabemos a diferença entre publicidade e propaganda podemos, de fato, criticar ou elogiar mas,é fundamental que antes das críticas e/ou elogios saibamos do que exatamente estamos falando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário