sábado, 17 de outubro de 2015

Como aplicar o marketing de conteúdo,na prática

Problemática

Um casal de jovens empreendedores  resolvem abrir um
pet shop em Manaus. O local onde vai funcionar a loja possuí três outros concorrentes, mas ao casal acredita em desenvolver um diferenciação e conquistar a maior fatia do mercado. Eles já visitaram os concorrentes e estão convencidos de que podem fazer melhor. No entanto, para entrar no mercado eles dispõem de poucos recursos para investir em publicidade e propaganda. Você foi chamado para desenvolver uma estratégia de divulgação. Após ponderar, você decidiu em propor uma estratégia de marketing baseada em conteúdo:

sábado, 10 de outubro de 2015

Segredos do público jovem

Podemos, sem dúvida, afirmar que fazer marketing para o público jovem e adolescente tem sido um desafio constante para os profissionais de mídia. De acordo com esses profissionais esse público é muito mais exigente, mais informado e pior , muito infiel. Não se prendem à marcas. São inconstantes em comportamentos e são mais maduros em suas escolhas.

Você tem cultura ?

Você tem cultura ?
“ (...) Cultura é uma palavra usada para classificar as pessoas e ,às vezes. grupos sociais. servindo como uma arma discriminatória contra algum sexo, idade, etnia ou mesmo sociedades inteiras (...)” Roberto Da Matta

O consumidor e o focus group

Imaginemos um consumidor dentro de um supermercado, diante de uma gôndola cheia de biscoitos de diversas marcas; Fácil? Agora , responda: 
porque esse mesmo consumidor escolhe uma determinada marca ao invés de outra? Complicou? Vamos aos fatos:

Marketing na sociedade contemporânea


PROPAGANDA:TEORIA-TÉCNICA-PRÁTICA
Armando Sant’anna
Ismael Rocha Junior
Luiz Fernando Dabul
Edição 8º 2013
Editora Cengage learning
revista e ampliada – pág 70,73



(…) Vivemos na era  em que a publicidade dá o sustentáculo às mídias de massa- sem a sua verba ,muitas organizações não existiriam.
            No entanto,a comunicação com o mercado não pode ser entendida como separada do universo,e que
não influencia nem sofre dela influência – Ela é um galho da árvore “mercado”,que necessariamente se nutre e se desenvolve de acordo com as características e os comportamentos da sociedade (…). Segundo a opinião geral dos profissionais de negócios a publicidade constituí uma força importante e crescente na venda competitiva,na apresentação de novos produtos e na criação,no estabelecimento ou na ampliação do posicionamento da marca e identidade da empresa (…)
Por isso:
           Todos nós vivemos de publicidade direta ou indiretamente.Não compramos o que não conhecemos e não nos interessa.Não há como pensar o mundo sem a publicidade,sem comunicação.

Geração Millennials

me fez lembrar  uma entrevista que ví há muito tempo em um programa de talkshow .Não lembro o convidado mas lembro que era um cara muito engraçado e que, durante a entrevista  houve muitas risadas,na plateia ,do apresentador e do convidado e com certeza dos telespectadores (eu ri muito e sozinho) ; logo em seguida o apresentador fez um comentário que de lá pra cá eu nunca mais esqueci ." e eu ainda ganho pra fazer isso??? " . Digo isso porque, as vezes o sujeito gasta a vida inteira fazendo algo que não gosta e nem se dá conta.Culpa o emprego,o chefe,o pai,a mãe...ou seja,os jovens das gerações passadas, seguiam a profissão do pai ou aquela profissão que a família determinava e isso na sua maioria era frustrante (recomendo o filme KUNG FU PANDA 1 kkk ) Essa geração que está ai, não tem mais esse perfil de submisso,eles vieram pra mudar esse conceito de que basta ter um emprego para ser feliz.O que eles estão dizendo é que,além de vc ter uma profissão,que essa profissão lhe dê bem-estar, social e financeiro.Fazer aquilo que gostamos e ainda ganhar dinheiro com isso, é um fator essencial para o crescimento pessoal.VIVA AS NOVAS GERAÇÕES.VIVA A GERAÇÃO MILLENNIALS

Efeitos da publicidade na economia (parte 1)

PROPAGANDA:TEORIA-TÉCNICA-PRÁTICA
Armando Sant’anna
Ismael Rocha Junior
Luiz Fernando Dabul
Edição 8º 2013
Editora Cengage learning
revista e ampliada
Páginas ,68,69,70

(…) Quando se trata de um produto,serviço ou novidade, a publicidade e o marketing podem identificar um novo mercado,abrindo,dessa forma,horizontes ilimitados e amplos campos de ação para a industria e o comércio (…) Se o mercado já existe,a publicidade e o marketing permitem ampliá-lo em duas direções : verticalmente – alcançando novas faixas de consumidores: horizontalmente-ampliando o campo de uso do produto (..) O trabalho da publicidade consiste sempre em aumentar o consumo durante os períodos em que interessa forçá-lo,com objetivo de evitar o excesso de estoque nos vários ciclos de distribuição (…) A publicidade favorece a prática de preços reduzidos para atrair a atenção dos consumidores,largamente utilizada pelo varejo (…)
(…) A publicidade também é ferramenta para criação e exploração de imagens,de marcas e produtos,de modo a criar um ambiente onde o valor percebido pelo consumidor aumenta e,dessa forma,o preço do produto é alavancado.
A publicidade permite acelerar o ritmo de rotação de estoques (tur over),o que representa a vantagem de liberar o capital de giro de sua função na distribuição,permitindo que seja utilizado para outros fins,facilitando também uma redução do preço de custo e do preço de venda.
De maneira inversa,a publicidade cria e amplia valores de maneira a auxiliar o posicionamento de produtos em mercados onde o giro de estoque é baixo,como o mercado de luxo,por exemplo.
Já que a publicidade é um investimento,não deve ser usada para um produto de qualidade inferior.É certo que sempre se pode pegar o consumidor desprevenido e conseguir resultados imediatos,mas o lançamento de um produto é demasiado custoso se as compras não se renovam.
Por ser um compromisso público,a publicidade influí na qualidade.um só produto de má qualidade pode comprometer o conjunto de produtos de um mesmo fabricante,o prestígio de uma empresa,conceito que faz do produto anunciado com grande frequência,sempre um produto de qualidade comprovada.
(…) A publicidade tem um importante papel para a movimentação da economia (…).”

Minha opinião:
O papel da publicidade na economia mundial é primordial para o desenvolvimento social também pois,ela,a publicidade, informa ao consumidor as diversas possibilidades que existem para que ele,o consumidor,tenha seu desejo correspondido;e é a forte concorrência em quase todos os seguimentos que proporciona uma saudável disputa pelos consumidores,sendo assim,produz-se mais e melhor.
Culturalmente,o brasileiro gosta de pagar “mais caro”;isso de certa forma lhe dá status.para essa parcela de consumidores significa ter condições financeiras para isso.
Há todavia,em algumas situações,uma certa exploração por parte dos donos de determinadas MARCAS que,de posse dessa informação “cultural-financeira”,aproveita para elevar absurdamente os preços dos produtos e/ou serviços,essa situação só é possível por intermédio da publicidade que ao longo de sua história vem proporcionando e criando STAKEHOLDERS de marcas.O fato é,quando você gosta da marca,você acaba “aceitando” pagar mais caro mesmo.é como se junto com o produto você tivesse comprando sua SATISFAÇÃO.Há casos em que a MARCA vale mais que o todo o estoque físico da empresa.a coca-cola e apple por exemplos.
Infelizmente,ainda há empresas que não entendem a importância de valorizar o nome da empresa diante de seu público.também,ainda existem empresas que pensam a publicidade como desperdício de dinheiro.
Não existe milagre!é necessário que a propaganda seja vista como uma poderosa ferramenta que,se bem utilizada tornar-se-á
a longo prazo,essencial para a empresa e para economia como um todo