domingo, 13 de outubro de 2013

Efeitos da publicidade na economia (parte 3)

PROPAGANDA : TEORIA-TÉCNICA-PRÁTICA
 ARMANDO SANT'ANNA
ISMAEL ROCHA JUNIOR
LUIZ FERNANDO DABUL
EDIÇÃO 8ª
REVISTA E AMPLIADA
EDITORA CENGAGE LEARNIG Pag 70

(...) A publicidade também é ferramenta para criação e exploração de imagens,de marcas e produtos,de modo a criar um ambiente onde o valor percebido pelo consumidor aumenta e,dessa forma,o preço do produto é alavancado. A publicidade permite acelerar o ritmo de rotação de estoques (tur over),o que representa a vantagem de liberar o capital de giro de sua função na distribuição,permitindo que seja utilizado para outros fins,facilitando também uma redução do preço do preço de custo e do preço de venda.
 De maneira inversa,a publicidade cria e amplia valores de maneira a auxiliar o posicionamento de produtos em marcados onde o giro de estoque é baixo,como o mercado de luxo,por exemplo.

Minha opinião:

 Culturalmente,o brasileiro gosta de pagar "mais caro";isso de certa forma lhe dá status.pagar mais caro,para essa parcela de consumidores significa ter condições financeiras para isso. Há todavia,em algumas situações,uma certa exploração por parte dos donos de determinadas MARCAS que,de posse dessa informação "cultural-financeira",aproveita para elevar absurdamente os preços dos produtos e/ou serviços,essa situação só é possível por intermédio da publicidade que ao longo de sua história vem proporcionando e criando STAKEHOLDERS de marcas.O fato é,quando você gosta da marca,você acaba "aceitando" pagar mais caro mesmo.é como se junto com o produto você tivesse comprando sua SATISFAÇÃO.há casos em que a MARCA vale mais que o todo o estoque físico da empresa.a coca-cola e apple por exemplos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário