terça-feira, 15 de outubro de 2013

Mecanismos de ação da publicidade

Propaganda : TEORIA-TÉCNICA-PRÁTICA
Armando sant'anna
Ismael Rocha Júnior
Luiz Fernando Dabul
Edição Revista e ampliada
Editora Cengage learning
Páginas 86, 87
          (...) A publicidade de um produto, serviço ou de uma idéia não pode tentar adivinhar as tendências e as necessidades de um indivíduo isoladamente, nem fazer uma combinação dos melhores desejos capazes de influência-lo. Tal medida é inconcebível (...) A publicidade pode atuar sobre a conduta da média e não sobre a do indivíduo em particular; ela tenta influir sobre a opinião pública e não sobre indivíduo. Portanto, a ação publicitária deve considerar alguns aspectos tais como:existe um fator de conduta comum, uma opinião pública que tem uma influência receptiva à publicidades. A comunicação deve estabelecer-se com ela da melhor forma possível e com predominância;
                    Minha opinião:
          O autor quis dizer que  a publicidade nao inventa nada. O que ela, a publicidade, faz, então? Simplesmente trabalha com o simples de forma mais espetacular possível.
           Todos nós temos necessidades e desejos nem sempre somos correspondidos.o que a propaganda faz e tao somente é,  explorar esses fatores e transforma-los em ação. (Comprar). Não vejo a influência e tão pouco o objeto da manipulação publicitária.compramos porque necessitamos. Ora satisfazer nosso ego, ora nossos desejos...

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

A necessidade de conhecer o consumidor

PROPAGANDA:TEORIA-TÉCNICA-PRÁTICA
Armando Sant'anna
Ismael Rocha Junior
Luiz Fernando Dabul
8º edição
REVISTA E AMPLIADA
paginas 79,80,83

 (...)A publicidade visa a 03 objetivos:

Promover uma idéia na mente dos consumidores;despertar o desejo pela coisa anunciada;levar o consumidor ao ato da compra. AS MOLAS DA AÇÃO HUMANA,a publicidade basei-se no conhecimento da natureza humana (...) À publicidade compete tornar o grupo ou massa de consumidores consciente da necessidade,quando ela não é manifesta;despertar-lhes o desejo,ou reforçá-lo,mostrando-lhes o objetivo que pode satisfazê-lo;salientar a capacidade do objeto que pode satisfazer o desejo,demonstrando que a satisfação excede,e bem,o sacrifício da compra.compramos em termos de desejos e não em termos racionais.

Minha opinião:
 Quem trabalha ou já trabalhou no comércio,com certeza já passou pela experiência de atender um consumidor indeciso.Isso, podemos entender que,nem sempre o consumidor está ciente das suas "necessidades".Como dissemos: a publicidade conhece o comportamento humano;Em alguns casos, à lembrança da "publicidade perfeita" sobre esse ou aquele produto e/ou serviço será decisiva.

domingo, 13 de outubro de 2013

Efeitos da publicidade na economia (parte 2)

PROPAGANDA:TEORIA-TÉCNICA-PRÁTICA
8º EDIÇÃO
REVISTA E AMPLIADA
Armando Sant'anna
Ismael Rocha Junior
Luiz fernando Dabul
pág 70
EDITORA CENGAGE LEARNING

 Já que a publicidade é um investimento,não deve ser usada para um produto de qualidade inferior.É certo que sempre se pode pegar o consumidor desprevenido e conseguir resultados imediatos,mas o lançamento de um produto é demasiado custoso se as compras não se renovam. Por ser um compromisso público,a publicidade influí na qualidade.um só produto de má qualidade pode comprometer o conjunto de produtos de um mesmo fabricante,o prestígio de uma empresa,conceito que faz do produto anunciado com grande frequência,sempre um produto de qualidade comprovada. (...)A publicidade tem um importante papel para a movimentação da economia (...). 

Minha opinião:

 Infelizmente,ainda há empresas que não entendem a importância de valorizar o nome da empresa diante de seu público.também,ainda existem empresas que pensam a publicidade como desperdício de dinheiro. Não existe milagre!é necessário que a propaganda seja vista como uma poderosa ferramenta que,se bem utilizada tornar-se-á a longo prazo,essencial para a empresa e para economia como um todo.

Efeitos da publicidade na economia (parte 3)

PROPAGANDA : TEORIA-TÉCNICA-PRÁTICA
 ARMANDO SANT'ANNA
ISMAEL ROCHA JUNIOR
LUIZ FERNANDO DABUL
EDIÇÃO 8ª
REVISTA E AMPLIADA
EDITORA CENGAGE LEARNIG Pag 70

(...) A publicidade também é ferramenta para criação e exploração de imagens,de marcas e produtos,de modo a criar um ambiente onde o valor percebido pelo consumidor aumenta e,dessa forma,o preço do produto é alavancado. A publicidade permite acelerar o ritmo de rotação de estoques (tur over),o que representa a vantagem de liberar o capital de giro de sua função na distribuição,permitindo que seja utilizado para outros fins,facilitando também uma redução do preço do preço de custo e do preço de venda.
 De maneira inversa,a publicidade cria e amplia valores de maneira a auxiliar o posicionamento de produtos em marcados onde o giro de estoque é baixo,como o mercado de luxo,por exemplo.

Minha opinião:

 Culturalmente,o brasileiro gosta de pagar "mais caro";isso de certa forma lhe dá status.pagar mais caro,para essa parcela de consumidores significa ter condições financeiras para isso. Há todavia,em algumas situações,uma certa exploração por parte dos donos de determinadas MARCAS que,de posse dessa informação "cultural-financeira",aproveita para elevar absurdamente os preços dos produtos e/ou serviços,essa situação só é possível por intermédio da publicidade que ao longo de sua história vem proporcionando e criando STAKEHOLDERS de marcas.O fato é,quando você gosta da marca,você acaba "aceitando" pagar mais caro mesmo.é como se junto com o produto você tivesse comprando sua SATISFAÇÃO.há casos em que a MARCA vale mais que o todo o estoque físico da empresa.a coca-cola e apple por exemplos.

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Propaganda :um breve conceito

PROPAGANDA:TEORIA-TÉCNICA-PRÁTICA
Armando Sant'anna
Ismael Rocha Junior
Luiz Fernando Dabul
Edição 8º 2013
Editora Cengage learning
revista e ampliada
Páginas 62,64,65

 (...) È pela publicidade que subsistem muitos dos órgãos de divulgação das mais diferentes matizes.Graças a ela,as opiniões mais diferentes são emitidas,permitindo o confronto que precede a seleção dos melhores. A publicidade é uma das maiores forças da atualidade.para seus maiores defensores,a propaganda vende,educa e estimula o progresso; (...) A publicidade é uma das várias forças da comunicação que atuando isoladamente ou em combinação,conduz o consumidor por sucessivos níveis de comunicação (...) A publicidade cumpre a sua missão quando contribuí para levar o consumidor por um ou mais níveis dessa comunicação como: o conhecimento da existência do produto,a compreensão de suas características e a ação que o conduz a uma venda (...)

 Minha opinião:                    

Quando o autor diz que a propaganda estimula o progresso,só então,me dei conta o quão monótono seria o comércio de produtos e serviços,caso não existisse a publicidade.Eu diria mais:A propaganda estimula a livre concorrência,o que é benéfico para o consumidor pois, é próprio do ser humano apreciar e buscar coisas novas,dessa forma,estimula também o desejo por algo que nem ele mesmo sabia que tinha. É a propaganda que através de suas inúmeras formas,busca atender e entender o comportamento humano para agir e fazer com que o mais importante aconteça:a satisfação. A satisfação,leva o consumidor à repetição da ação que logicamente,influenciará numa maior produção que depois,levará a uma escala maior de produção que por fim,surgirá assim o progresso.de forma incontrolável.assim, progride a humanidade:por meio da propaganda.

Efeitos da Publicidade na economia

PROPAGANDA:TEORIA-TÉCNICA-PRÁTICA
Armando Sant’anna
Ismael Rocha Junior
Luiz Fernando Dabul
Edição 8º 2013
Edito62ra Cengage learning
revista e ampliada
Páginas ,68,69,70
(…) Quando se trata de um produto,serviço ou novidade, a publicidade e o marketing podem identificar um novo mercado,abrindo,dessa forma,horizontes ilimitados e amplos campos de ação para a industria e o comércio (…) Se o mercado já existe,a publicidade e o marketing permitem ampliá-lo em duas direções : verticalmente – alcançando novas faixas de consumidores: horizontalmente-ampliando o campo de uso do produto (..) O trabalho da publicidade consiste sempre em aumentar o consumo durante os períodos em que interessa forçá-lo,com objetivo de evitar o excesso de estoque nos vários ciclos de distribuição (…) A publicidade favorece a prática de preços reduzidos para atrair a atenção dos consumidores,largamente utilizada pelo varejo (…)

(…) A publicidade também é ferramenta para criação e exploração de imagens,de marcas e produtos,de modo a criar um ambiente onde o valor percebido pelo consumidor aumenta e,dessa forma,o preço do produto é alavancado.
A publicidade permite acelerar o ritmo de rotação de estoques (tur over),o que representa a vantagem de liberar o capital de giro de sua função na distribuição,permitindo que seja utilizado para outros fins,facilitando também uma redução do preço de custo e do preço de venda.
De maneira inversa,a publicidade cria e amplia valores de maneira a auxiliar o posicionamento de produtos em mercados onde o giro de estoque é baixo,como o mercado de luxo,por exemplo.
Já que a publicidade é um investimento,não deve ser usada para um produto de qualidade inferior.É certo que sempre se pode pegar o consumidor desprevenido e conseguir resultados imediatos,mas o lançamento de um produto é demasiado custoso se as compras não se renovam.
Por ser um compromisso público,a publicidade influí na qualidade.um só produto de má qualidade pode comprometer o conjunto de produtos de um mesmo fabricante,o prestígio de uma empresa,conceito que faz do produto anunciado com grande frequência,sempre um produto de qualidade comprovada.
(…) A publicidade tem um importante papel para a movimentação da economia (…).”

 Minha opinião: 

 O papel da da publicidade na economia mundial é primordial para o desenvolvimento social também pois,ela,a publicidade, informa ao consumidor as diversas possibilidades que existe para que ele,o consumidor,tenha seu desejo correspondido;e é a forte concorrência em quase todos os seguimentos que proporciona uma saudável disputa pelos consumidores,sendo assim,produz-se mais e melhor.